Dia A Dia Da Economia - Míriam Leitão

Informações:

Synopsis

Análise diária dos principais fatos da economia com uma das mais importantes e influentes jornalistas do país.

Episodes

  • Bolsonaro, além de zombar da doença, ameaça matar a democracia

    'Bolsonaro, além de zombar da doença, ameaça matar a democracia'

    07/05/2021 Duration: 10min

    Míriam Leitão faz um resumo dos assuntos da semana. Comentarista fala da postura de Bolsonaro em relação à pandemia. 'É intolerável, forte demais. É além do que a gente pode suportar. O presidente leva o país ao limite. A gente não tem um minuto de sossego no Brasil'. Um dos destaques do comentário é a CPI da Covid-19 e os depoimentos de Mandetta, Tech e Queiroga. Míriam citou ainda a perda de Paulo Gustavo, a chacina no Rio de Janeiro e a ameaça à democracia.

  • Bolsonaro adota atitude irresponsável ao atacar a China

    Bolsonaro adota atitude irresponsável ao atacar a China

    07/05/2021 Duration: 05min

    Míriam Leitão critica as recentes declarações do presidente em relação à China e analisa os impactos dessas falas nas relações entre os dois países. Para a comentarista, as afirmações de Bolsonaro foram feitas para chamar a atenção porque seu governo está indo muito mal da CPI da Covid-19.

  • Brasil fica completamente isolado por uma razão ideológica contra a vida

    'Brasil fica completamente isolado por uma razão ideológica contra a vida'

    06/05/2021 Duration: 05min

    Míriam Leitão fala sobre o governo Biden anunciando apoio à quebra de patentes de vacinas contra a Covid-19. 'Uma excelente notícia. Uma mudança radical no posicionamento dos Estados Unidos'. Ela destaca que é a primeira vez que o governo americano se coloca a favor da quebra de patentes. 'Isso coloca o Brasil em uma situação ainda mais estranha'. Míriam acrescenta que o Brasil é o único país de renda média que votou contra a quebra de patentes.

  • Presidente fez pronunciamento cheio de ameaças e absurdos novamente

    'Presidente fez pronunciamento cheio de ameaças e absurdos novamente'

    05/05/2021 Duration: 07min

    Miriam Leitão critica falas de Bolsonaro, que voltou a se manifestar contra medidas de isolamento social. Para a comentarista, presidente tenta criar uma 'cortina de fumaça', já que, pelo segundo dia consecutivo, um ex-ministro da Saúde depõe à CPI da pandemia e aponta interferência do presidente na pasta. 'CPI está mostrando a responsabilidade do presidente em medidas sucessivas que levaram ao aumento das mortes', avalia.

  • Juntar PIS e Cofins? Pelo amor de deus, isso não é reforma Tributária

    'Juntar PIS e Cofins? Pelo amor de deus, isso não é reforma Tributária'

    05/05/2021 Duration: 06min

    Míriam Leitão explica que há uma tentativa do governo em dividir as atenções da imprensa e da população quanto à CPI da Pandemia. 'De repente, Arthur Lira (Progressistas-AL) mandou logo apresentar a reforma, mas Aguinaldo Ribeiro (Progressistas-PB) apresentou uma que não é o que o governo queria. Eles não gostaram e aí viraram a mesa para não fazer uma discussão com a base", explica. Ouça

  • Em depoimento na CPI, Mandetta adota estratégia de defender sua gestão

    Em depoimento na CPI, Mandetta adota estratégia de defender sua gestão

    04/05/2021 Duration: 09min

    Míriam Leitão analisa o depoimento do ex-ministro da Saúde na CPI da Pandemia. Comentarista destaca que, até o momento, Mandetta está tentando não entrar em briga com ninguém. Míriam avalia, no entanto, que ele ainda tem munição para usar se for necessário.

  • O projeto do ministro Ricardo Salles não é o de proteção do meio ambiente

    'O projeto do ministro Ricardo Salles não é o de proteção do meio ambiente'

    04/05/2021 Duration: 05min

    Míriam Leitão faz uma análise da presença do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em uma audiência na Câmara dos Deputados. Ao falar da redução da fiscalização, ele justificou que o problema é responsabilidade de cortes no orçamento e da gestão da ex-presidente Dilma. 'O ministro mentiu'. Míriam também falou também sobre uma mobilização envolvendo uma possível CPI do Desmatamento.

  • Ataque sistemático e omissão neutralizam Ministério da Educação Enem 2021 está em risco

    'Ataque sistemático e omissão' neutralizam Ministério da Educação; Enem 2021 está em risco

    03/05/2021 Duration: 07min

    Míriam Leitão fala da possibilidade de não ter a edição do Enem 2021 por falta de recursos. A hipótese foi levantada pelo ex-presidente do Inep, Alexandre Lopes, em entrevista ao jornal O Globo. Míriam destaca as consequências disso. 'O Exame Nacional do Ensino Médio é a porta de entrada dos estudantes para o ensino superior'. Ela explica que Enem e Censo têm o mesmo desafio: são difíceis de serem realizados numa pandemia e, por isso, precisam de mais recursos. 'O governo está se escondendo atrás da pandemia'.

  • Não se pode separar liberdade de imprensa de democracia

    'Não se pode separar liberdade de imprensa de democracia'

    03/05/2021 Duration: 06min

    Míriam Leitão faz uma reflexão sobre o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa. ‘Ela é parte fundamental da democracia’. Ela destaca os sinais de que 'o governo Bolsonaro passa o tempo todo seguindo o projeto de eliminar a democracia'.

  • Semana é marcada pela CPI e por novas falas desastradas de ministros

    Semana é marcada pela CPI e por novas falas 'desastradas' de ministros

    30/04/2021 Duration: 09min

    Miriam Leitão destaca que semana foi marcada por derrotas do governo na CPI da pandemia e falas de Paulo Guedes e Luiz Eduardo Ramos em áudio vazado. Para ela, ministro da Economia revelou 'valores desprezíveis' e chefe da Casa Civil se desqualificou ao afirmar que se vacinou escondido. Leilão da companhia de águas do Rio, aumento do desemprego e triste marca de 400 mil mortes pela Covid-19 também estão entre os destaques.

  • Tem uma chance de o Rio mudar de patamar no serviço de saneamento de qualidade

    'Tem uma chance de o Rio mudar de patamar no serviço de saneamento de qualidade'

    30/04/2021 Duration: 06min

    Míriam Leitão fala sobre o leilão da Cedae, marcado para esta sexta-feira. Apesar da decisão da Alerj de impedir o leilão, o governador em exercício, Cláudio Castro, decidiu manter. Míriam disse que conversou com Cláudio Castro sobre o tema e ele disse que o poder concedente não é o governo do estado, mas as prefeituras. Miriam detalhou a modelagem de concessão e as expectativas do governador em exercício.

  • Ele surpreendeu no discurso de ontem por estar mais à esquerda do que sempre esteve

    'Ele surpreendeu no discurso de ontem por estar mais à esquerda do que sempre esteve'

    29/04/2021 Duration: 09min

    'É a mudança mais forte na tendência da economia americana desde o Reaganomics', continua Miriam Leitão. Ela se refere a política feita pelo ex-presidente americano Ronald Reagan, no inicio dos anos 1980, de uma economia de Estado pequeno. 'Biden quer que todos os processos de recuperação (da economia) sejam conduzidos por estímulos estatais e quer aumentar a tributação sobre empresas e sobre os que ganham mais de 400 mil dólares por ano', informa a comentarista.

  • Um discurso que marca época

    'Um discurso que marca época'

    29/04/2021 Duration: 06min

    Míriam Leitão destaca que o discurso do presidente Joe Biden não foi protocolar. O discurso coincide com os 100 dias de governo. Míriam falou ainda sobre o simbolismo. Biden citou a importância da presença feminina em postos importantes, crise econômica, racismo e vacinação contra a Covid-19.

  • Prolongar a vida humana não é um problema fiscal

    'Prolongar a vida humana não é um problema fiscal'

    28/04/2021 Duration: 07min

    Míriam Leitão fala sobre a declaração do ministro da Economia. Paulo Guedes criticou o aumento da expectativa de vida e disse: 'todo mundo quer viver 100 anos'. Comentarista destaca que o prolongamento da vida é uma coisa boa e que resume os acertos de uma série de políticas adotadas. Em sua avaliação, Guedes tratou com reducionismo um assunto complexo, amplo e importante.

  • A economia falha quando ela tarda

    'A economia falha quando ela tarda'

    28/04/2021 Duration: 05min

    Míriam Leitão fala da renovação do programa de manutenção de empregos. 'Os efeitos econômicos não esperam. Tempo na economia é fundamental. Tempo é dinheiro'. Ela acrescenta que os tempos da equipe econômica do ministro Paulo Guedes são muito demorados para a necessidade da economia. 'Ele virou o ministro da semana que vem'.

  • Brasileiro está escolhendo o caminho de preservação do meio ambiente

    'Brasileiro está escolhendo o caminho de preservação do meio ambiente'

    27/04/2021 Duration: 07min

    Miriam Leitão avalia que há um 'descolamento' entre políticas ambientais do governo Bolsonaro e desejo da maior parte dos brasileiros, que defendem a conservação do meio ambiente. Para ela, há uma mudança na sociedade e nas empresas, que têm valorizado cada vez mais a sustentabilidade. No entanto, governo 'não vê' esse movimento.

  • Governo estuda desmembrar o Ministério da Economia

    Governo estuda desmembrar o Ministério da Economia

    27/04/2021 Duration: 06min

    Míriam Leitão destaca que o ministro Paulo Guedes vem perdendo inúmeras discussões internas no governo e está com menos poder. Além disso, para Bolsonaro é muito bom neste momento ter cargos de ministros para oferecer porque ele está enfraquecido no Congresso. Comentarista avalia ainda que Guedes já mostrou que aceita qualquer desaforo e só deve sair se o presidente achar que ele não é mais útil.

  • Reformas administrativa e tributária ainda estão distantes

    Reformas administrativa e tributária ainda estão distantes

    26/04/2021 Duration: 06min

    O presidente da Câmara, Arthur Lira, afirmou que vai tomar providências para agilizar as reformas. Para Miriam Leitão, falas de Lira são tentativa de retomar protagonismo em um momento em que 'todos os olhos estão virados para o Senado', por causa da CPI da Covid-19. Na análise dela, propostas de reformas ainda não estão maduras e governo não tem se empenhado em concretizá-las.

  • Governo tem mostrado que está com medo da CPI

    Governo tem mostrado que está com medo da CPI

    26/04/2021 Duration: 06min

    Míriam Leitão fala sobre a CPI da Covid-19, que será instalada na terça-feira do Senado. Comentarista avalia que a estratégia do governo será fazer acusações aos governos estaduais.

  • Cúpula do Clima, CPI da Covid-19 e Orçamento estão entre os destaques da semana

    Cúpula do Clima, CPI da Covid-19 e Orçamento estão entre os destaques da semana

    23/04/2021 Duration: 08min

    No resumo da semana, Miriam Leitão destaca falas na Cúpula do Clima. 'Discurso de Bolsonaro foi em tom melhor que outras declarações, mas com dados que não se sustentam', afirma. Ela também fala sobre Orçamento sancionado, que traz risco de 'paralisia da máquina pública'. Decisões do STF envolvendo Lula e consolidação da CPI para investigar atuação do governo na pandemia também estão entre os pontos mais relevantes dos últimos dias.

page 1 from 2