Dia A Dia Da Economia - Míriam Leitão

Synopsis

Análise diária dos principais fatos da economia com uma das mais importantes e influentes jornalistas do país.

Episodes

  • Enxugamento da Petrobras pode ser considerado positivo

    Enxugamento da Petrobras pode ser considerado positivo

    13/07/2020 Duration: 07min

    Míriam Leitão comenta reportagem do jornal O Globo que aponta que, com a pandemia, a estatal está acelerando seu enxugamento e focando no pré-sal. Comentarista destaca que a Petrobras ainda é a empresa mais endividada do mundo na sua área e que isso é mais relevante do que a perda do valor de mercado. Míriam afirma ainda que não sabe se a decisão de focar no pré-sal é a mais acertada. Porém, isso posto, a empresa precisa reduzir seus ativos. "Empresa tem que reduzir, mas mantendo sua dinâmica interna", defende.

  • O governo não gosta de ambientalistas, mas falta entender que o capital está falando agora

    'O governo não gosta de ambientalistas, mas falta entender que o capital está falando agora'

    13/07/2020 Duration: 07min

    Míriam Leitão analisa os impactos na economia com discussão no campo ambiental em relação à necessidade do Brasil em mudar as diretrizes sobre o meio ambiente. Os empresários dizem que já sentem a falta de investidores e o fechamento de mercados.

  • Economia ainda está tentando se levantar

    Economia ainda está 'tentando se levantar'

    10/07/2020 Duration: 14min

    Míriam Leitão comenta que últimos resultados do varejo e da indústria foram positivos, mas que queda no setor de serviços frustra perspectivas muito otimistas de recuperação. Ela lembra, ainda, que questão ambiental tem 'pesado' na economia e destaca que inflação continua muito baixa, mas que população tem perdido poder de compra por causa da redução na renda. Ouça o resumo da semana.

  • Foi uma decisão lamentável

    'Foi uma decisão lamentável'

    10/07/2020 Duration: 07min

    Míriam Leitão analisa a prisão domiciliar concedida para Queiroz e a mulher dele, que está foragida. A decisão do ministro do STJ, João Otávio de Noronha, foge completamente a razoabilidade. 'É uma decisão anormal'. Míriam acrescenta que argumento de Noronha ofende a lógica, o direito e as mulheres.

  • Aceno para investidores é boa notícia, mas Mourão erra ao fortalecer Salles

    Aceno para investidores é 'boa notícia', mas Mourão erra ao fortalecer Salles

    09/07/2020 Duration: 09min

    O vice-presidente se reuniu com investidores para tentar acalmar os temores do mercado externo em relação à questão ambiental. Uma reportagem do 'Valor' mostrou a dificuldade que os produtores brasileiros estão enfrentando na hora de fazer negócios com estrangeiros por causa do desmatamento da Amazônia. Segundo Míriam Leitão, o ministro do Meio Ambiente 'é um prejuízo nessa conversa', diante da péssima avaliação que ele tem lá fora.

  • É muita conexão entre crime e pessoas próximas demais ao governo

    'É muita conexão entre crime e pessoas próximas demais ao governo'

    09/07/2020 Duration: 08min

    Míriam Leitão analisa a decisão do Facebook de remover páginas de conteúdo falso e de discurso de ódio ligadas à família Bolsonaro e ao gabinete presidencial. ‘A decisão do Facebook foi muito acertada’. Ela acrescenta que a atitude confirma tudo que vinha sendo dito. 'Isso tem que ser levado muito a sério e fortalece o inquérito do Supremo Tribunal Federal'. Míriam destaca que a ação inclui recursos públicos sendo usados para comportamentos criminosos. 'Significa uma conspiração contra a democracia'.

  • Recuperação é animadora, mas economia ainda está gelada

    Recuperação é animadora, mas economia ainda está 'gelada'

    08/07/2020 Duration: 09min

    Míriam Leitão destaca que últimos resultados do comércio varejista e da indústria são melhores do que o esperado, mas ainda representam forte queda em relação ao ano passado. Para ela, situação indica que o Brasil ainda está longe de superar a crise, mas que próximos meses podem não ser tão ruins.

  • Será punido o país ou empresa que não estiver vinculado a mudança climática

    'Será punido o país ou empresa que não estiver vinculado a mudança climática'

    08/07/2020 Duration: 07min

    Míriam Leitão analisa a reação do governo em relação à pressão de parte de executivos de grandes empresas no Brasil nas questões ambientais. Ela destaca que o movimento contra práticas ilegais e destrutivas do meio ambiente é uma pressão mundial. 'Quem hoje pensa de maneira contrária está marchando no sentido oposto'.

  • Governo tem que oferecer soluções mais permanentes para o emprego

    'Governo tem que oferecer soluções mais permanentes para o emprego'

    07/07/2020 Duration: 07min

    Míriam Leitão analisa os 13 vetos na MP que o governo editou para permitir redução de salário e redução de jornada no início da pandemia. O veto que mais impactou foi o que prorrogava a desoneração da folha de empresas até 2021 porque disse que não fazia parte do projeto original.

  • A última vez que eu vi um governo se apropriar do verde e amarelo foi o governo da ditadura militar

    'A última vez que eu vi um governo se apropriar do verde e amarelo foi o governo da ditadura militar'

    06/07/2020 Duration: 06min

    Míriam Leitão analisa o programa habitacional do Governo Bolsonaro. Ela fala do uso das cores nacionais como marketing de um governo. ‘Tudo que eles fazem é verde e amarelo’. Míriam acrescenta que o verde e amarelo é da bandeira nacional e pertence a todos os brasileiros. 'Os governos passam, o país fica, a bandeira fica'. Míriam cita ainda outra apropriação que considera indébita: a transposição do Rio São Francisco.

  • O tamanho do desemprego ainda não está totalmente visível

    'O tamanho do desemprego ainda não está totalmente visível'

    03/07/2020 Duration: 11min

    Míriam Leitão faz um resumo dos principais assuntos da semana. Um dos destaques é o dado do desemprego que deu 12,9%. 'O desemprego vai ficar mais visível quando a situação melhorar e as pessoas puderem sair para procurar emprego, momento em que elas entram na estatística'. Por enquanto, a verdade é vista pelos dados laterais.

  • Governo terá que enfrentar suas próprias contradições para recuperar economia

    Governo 'terá que enfrentar suas próprias contradições' para recuperar economia

    03/07/2020 Duration: 07min

    Míriam Leitão comenta que governo terá que pagar dívida pública 'gigante' após pandemia para garantir algum nível de confiança nos investidores. Na análise dela, situação só poderá ser resolvida com um planejamento de longo prazo e interlocução com o Congresso, coisas que o governo Bolsonaro tem dificuldade em fazer.

  • As Forças Armadas são órgãos de Estado politização tem atrapalhado imagem dos militares

    'As Forças Armadas são órgãos de Estado'; politização tem atrapalhado imagem dos militares

    02/07/2020 Duration: 08min

    Miriam Leitão analisa o papel das Forças Armadas em um regime civil, democrático. Ela conta que conversou com alguns militares para saber de que forma eles estão atuando em meio à pandemia. Trinta e quatro mil militares estão mobilizados pelo Brasil para no combate à doença. Míriam detalha algumas ações realizadas pelos militares, entre elas, a descontaminação de espaços públicos com tecnologia própria, repatriação de brasileiros, mobilização de médicos militares para áreas mais carentes, distribuição de quentinhas nas estradas para motoristas.

  • Bolsonaro em nenhum momento quis ser presidente de um país em crise

    'Bolsonaro em nenhum momento quis ser presidente de um país em crise'

    02/07/2020 Duration: 06min

    Míriam Leitão faz um balanço das ações do governo para conter impacto econômico da pandemia. Para ela, principal falha foi a falta de liderança. 'Presidente colocou todo tipo de obstáculo a uma coordenação nacional', afirma. Míriam destaca, ainda, que governo acertou em medidas como o auxílio emergencial, mas errou, por exemplo, nos programas de crédito às empresas.

  • A mistura de política social com a politização dá sempre errado

    'A mistura de política social com a politização dá sempre errado'

    01/07/2020 Duration: 09min

    Míriam Leitão fez uma análise do anúncio da prorrogação do auxílio emergência. Os ministros Onix Lorenzonni e Paulo Guedes fizeram um discurso politizado. Miriam destaca que 'todo perigo é quando você passa a usar isso para alavancar um político ou a recuperação de popularidade, o que está implícito nas questões'. Sobre a parte técnica, a questão ficou confusa. Ela destaca a necessidade de alguém na equipe que entenda de política social.

  • É preciso saber como fazer para atingir o objetivo

    'É preciso saber como fazer para atingir o objetivo'

    01/07/2020 Duration: 06min

    Míriam Leitão analisa as medidas que o governo federal pretende adotar em relação a novos programas sociais, como é o caso do 'Renda Brasil'. Ela acrescenta que, para dar certo, primeiro é preciso chamar quem entende de política social. 'Na equipe econômica não tem ninguém que entende de política social'.

  • É uma devastação no mercado de trabalho

    'É uma devastação no mercado de trabalho'

    30/06/2020 Duration: 07min

    Míriam Leitão fala sobre números do desemprego divulgados pelo IBGE. Especialistas dizem que o desemprego vai aumentar nos próximos meses e vai ficar mais forte no terceiro trimestre. Segundo Míriam, o governo deveria ter feito o trabalho completo: permitir a flexibilização para manter os empregos e socorrer as empresas. Ela acrescenta que, na hora de socorrer as empresas, o governo foi muito ineficiente.

  • Resultado de eleição municipal na França afeta diretamente relação com o Brasil

    Resultado de eleição municipal na França afeta diretamente relação com o Brasil

    30/06/2020 Duration: 06min

    Após ascensão do Partido Verde francês em eleições municipais no país europeu, o presidente Emmanuel Macron teve que adaptar seu plano de governo para tornar a economia da França mais sustentável. Ao fazer isso, Macron também falou contra o acordo comercial entre União Europeia e Mercosul, já que Brasil não tem adotado políticas de preservação ambiental. Para Míriam Leitão, resposta do governo brasileiro aos questionamentos de outros países têm complicado ainda mais a situação.

  • As irregularidades escancaradas no pagamento do auxílio emergencial

    As irregularidades escancaradas no pagamento do auxílio emergencial

    29/06/2020 Duration: 10min

    Várias irregularidades no pagamento do auxílio emergencial foram denunciadas no final de semana pela imprensa. O Globo e a RBS TV mostraram que até políticos com renda superior a R$ 1 milhão receberam. ‘É revoltante o que estas duas matérias trazem. Ao fazer cruzamento de dados, O Globo mostrou que 136 pessoas com patrimônio alto receberam o dinheiro’. Há todo tipo de irregularidade, de servidores presos a empresários de médio porte. 'Até a Márcia, mulher do Queiroz, recebeu'.

  • Aumento do salário de militares em meio à pandemia é difícil de explicar

    Aumento do salário de militares em meio à pandemia 'é difícil de explicar'

    29/06/2020 Duration: 06min

    Apesar de o governo ter proposto um projeto que impede aumento de salários para servidores, membros das Forças Armadas vão passar a receber mais dinheiro com o aumento do valor de auxílios. Míriam Leitão comenta que não é hora de aumentar despesas e afirma que falta transparência na decisão que beneficia os militares. Militares terão aumento de salário 'é difícil explicar' Isso é o governo contornando ele memso

page 1 from 2

Informações: