Synopsis
O novo livro de Petrônio Braz, autor de dezenas de livros, na ficção, no Direito, na poesia e na biografia, enquadra-se na definição do gênero consagrador de autores de outros tempos e de agora. Estudioso e conhecedor dos muitos campos de expressão humana por meio das letras, Petrônio Braz neles se houve – e se há – muito bem. Não lhe faltam condições, pois, para transmitir ideias e descrever fatos, personagens e lugares.
Volume que, incontestavelmente, parece desti¬nado a atrair e conquistar inúmeros leitores; encontram-se as ricas vertentes de um escritor que se esmera na elaboração do texto, sem inclinar-se à sofisticação, que o desviaria de sua intenção como narrador, divulgador de ideias e debatedor de problemas de interesse geral.
Dezenas de cuidadosos escritos, alguns dos quais superam os limites da crônica propriamente dita, ao adquirirem dimensões e profundeza de ensaio, como nos artigos "Os árabes" e "Filosofia Aristotélica", em que o autor faz uma análise vívida da influência dos orientais transpostos à Europa, a essa transferindo ensinamentos que intermediavam do pensamento aristotélico à civilização ocidental.
O presente volume é, pois, uma exposição e uma advertência aos brasileiros. Tem, ademais, a virtude de abrigar um expressivo cabedal de saber que interessa aos homens do sertão, mas também àqueles que assistem, mesmo de longe, sua luta cotidiana, seu trabalho incansável, seu sacrifício. Deve ser lido, apreciado, meditado. Merece ser preservado para consulta pelo valioso conteúdo e pelas lições que dele se poderá extrair.
Manoel Hygino dos Santos